Se você é uma daquelas pessoas preocupadas com a privacidade neste mundo conectado em que vivemos, vai gostar de saber ou lembrar desta função um tanto escondida no seu iOS, a chamada “Locais Frequentes”. Com ela ativa o seu aparelho – desde o iOS 7 (2013) – registra e salva todos os lugares que você já esteve. Isso mesmo! Ele sabe aonde estivemos, por quanto tempo permanecemos nos locais e quantas vezes fomos aos destinos, gerando um verdadeiro relatório com estas informações. :-0
E a maçã tem uma justificativa para “tamanha invasão”: o seu aparelho memorize os locais que você esteve a fim de fornecer informações relacionadas ao seu comportamento para o app nativo de Mapas, Calendário, entre outros, no intuito de termos em troca serviços personalizados. Além disso a empresa explica que esses dados salvos são mantidos somente no seu dispositivo e não serão enviados à Apple sem o seu consentimento.
Caso isso te incomoda ou não, de um modo ou de outro, é bom sabermos o caminho para ter acesso a desativação desta função, fica uma coisa mais democrática, não é?
Ajustes => Privacidade => Serviços de Localização => Serviços do Sistema => Locais Frequentes
Caso o seu desejo seja desativar esta função, basta puxar o botãozinho do “Locais frequentes” para a esquerda.
Este rápido tutorial serve para quem está usando um iPhone ou um iPad. Clicando aqui você pode ler o que a Apple falou desta função, quando lançada. Uma última observação: o Google faz a mesma coisa no Android no intuito de enriquecer o Google Now com informações mais personalizadas para os seus usuários.